domingo, 1 de junho de 2008

Não, a Amazônia não está à venda. Obrigada!



Gente! Nossa Amazônia não está à venda.
Como os norte-americanos acham que tem o direito sobre ela? Segundo discursos eles dizem que a este rico território, com uma biodiversidade incrível é patrimônio do planeta! Como assim? A Amazônia é nossa, é do Brasil, do índio que colonizou e não desses hipócritas que acham motivos para tomar conta de nossas terras.
Eles já destruíram o país deles, já não tem mais de onde retirar riquezas naturais, são os que mais contribuem com o aquecimento global, os maiores poluidores e ainda têm coragem de dizer que a nossa mata é de todo mundo?
A Alca está aí, os EUA a todo custo tentando interferir em nossa economia e logicamente em nosso território. Eles querem fazer a mesma coisa que fizeram com o país deles! Não, não queremos ser como vocês! Já não basta sermos totalmente submissos ao capitalismo que eles aplicam? Já não basta importar inúmeros produtos que eles fabricam? Já não basta sermos dependentes deles?
Está na hora de dar um basta nisso! Chega de humilhação! E repito: a Amazônia é nossa, e dela não abrimos mão!

7 comentários:

Anamaria Zanatta disse...

eu concordo contigo,os americanos tem muito isso de ser possessivos e dominadores...só que o brasil deveria fazer a parte dele.. protegendo ao máximo a maior reserva de mata do mundo, pq se a amazonia fosse dos americanos, nem fotos teríamos dela, de tanto que eles iriam proteger e tal..
o brasil tem um pé no primeiro mundo e um do terceiro

mas enfim, gostei do desse texto, dos outros também..acho que tu escreve tri bem, dá pra ver bem claramente o que tu quer dizer e tal..

Anônimo disse...

Totalmente clichê seu texto publicado na zero hora de hoje, 27 de junho. Cópia do estilo chavista de se expressar, criticando os "norte-americanos" e não dando soluções. De que adianta a tal Amazônia continuar em nossas mãos se somos incopetentes em preservá-la? Não tem que se criticar os estadunidenses de seus discursos pró Amazônia, mas sim a total falta de comprometimento do atual presidente em relação à ela. De nada adianta a Amazônia continuar sendo nossa se daqui a pouco ela se tornar apenas uma terra agricultável qualquer. Não sou a favor de entrega-la ou reparti-la com outros países, mas de nada adianta criticar o foco errado. Menos discursos anti-capitalistas chavistas, menos.
Atenciosamente,
Rafael

Desirée disse...

Bom Rafael, realmente acho uma bosta (só falando assim mesmo) a política brasileira. Não sei se tu acompanha as notícias relacionadas a isso (eu acompanho e gosto bastante do assunto), e o que mais se fala é a forte pressão de países ricos (principalmente os EUA) falando que a ASmazônia é patrimônio do planeta. A mensagem que eu quis passar foi um alerta em relação a isso tudo que ocorre a nossa volta e as vezes se torna despercebido. Se formos analisar bem, há muitas coisas que contribuem com a degradação da Amazônia. Tu poderia ler o texto que fala sobre o Meio Ambiente e vai entender do que estou falando.
Ah, eu não cuido da Amazônia com minhas próprias mãos, mas pode ter certeza que faço a minha parte. ;)

Anônimo disse...

Tenho que reconhecer com o artigo que voce deixou na zero hora e com alguns outros que andei olhando no teu blogger, você tem um talento para interpretar os fatos de uma forma incrivel, você esta de parabens, eu conheço, mas não gosto de você, mas comecei a gostar de você hoje ao saber que em alvorada tem pessoas com os mesmos pensamentos e com as mesmas ideias que eu tinha de fatos até então isolados.
Parabens.

Anônimo disse...

olá...

descobri o seu blog na ZH de sexta passada e passei aki p/ ver os seus textos..PARABÈNS!! vc tem um senso critico mtu bom e é disso q o BR precisa!!!

até mais!!

='P

Yerko Herrera disse...

Desirée, depois que li o teu texto publicado na Zero, lembrei imediatamente de uma poesia que fiz há muito anos atrás. Durante uma aula de português, na faculdade, uma professora propôs que fizéssemos um poema baseado na Canção do Exílio, do Gonçalves Dias. Foi aí que escrevi a minha canção do exílio, reproduzida abaixo.

CANÇÃO DO EXÍLIO
(Yerko Herrera)

Minha terra tem lanchonetes
Importadas lá do Norte
Onde adolescentes cantam alegremente
A música do palhaço sorridente,
E fingem viver a “American Life”,
Enquanto do lado de fora
Crianças descalças comem lixo, cheiram cola.

Minha terra tem riquezas
Minerais e vegetais,
Mas se diz neoliberal, vendem tudo
E ainda assim seu povo continua sem capital.
Minha terra tem Amazônia e Petrobras,
Mesmo assim querem privatizar o ouro negro
E os de lá, patenteiam até nossas plantas.

Minha terra tem que gritar
Independência agora ou nunca,
Expulsar listras e estrelas
Que invadem nossa bandeira,
Chutar o palhaço e seu “M”,
E voltar a ser mais sabiá.



Beijos,
Yerko Herrera.

www.musicapoesiabrasileira.blogspot.com

www.outrocine.blogspot.com

Angélica Kebach disse...

Querida, essa tua evolução é acompanhada por cada um de nós que compomos teu ambiente educacional.
Tens conteúdo por natureza!
Além de teres uma beleza exterior, tens tb esta transparência de lutar, estimular e envolver as pessoas.
Me sinto parte desta desenvoltura... E não abro mão disso!
Vou torcer pelo teu sucesso!
Parabéns pela iniciativa e acredito que esse é só o começo de uma grande caminhada profissional.
Observa bem quem te cerca e encontrarás a trajetória a traçar, ok?
Grande bj, Flor (só podia ter esse sobrenome).

Angélica Kebach